19.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Queda do petróleo com conversa sobre fim da guerra na Ucrânia

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
83 %
1kmh
0 %
qua
26 °
qui
23 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
21 °

Em Brasília

Os preços do petróleo diminuíram nesta terça-feira (2), enquanto investidores ficam atentos às negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia.

O barril de petróleo tipo Brent, vendido em Londres para entrega em fevereiro, baixou 1,14%, ficando em 62,45 dólares. Enquanto isso, o barril tipo West Texas Intermediate (WTI), com vencimento em janeiro no mercado americano, caiu 1,15%, para 58,64 dólares.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e o representante americano Steve Witkoff iniciaram conversas em Moscou na noite de terça-feira, discutindo o plano dos Estados Unidos para terminar o conflito na Ucrânia.

Segundo o especialista John Kilduff, da Again Capital, “no momento, o mercado está aguardando para ver o resultado destas negociações”.

Uma equipe de Kiev pode se reunir nesta quarta-feira com Steve Witkoff e o genro do presidente americano, Jared Kushner, na Europa depois das discussões na Rússia, informou uma fonte ucraniana.

Os preços do petróleo também foram afetados pelos ataques recentes da Ucrânia contra estruturas petrolíferas russas, gerando preocupação sobre uma possível interrupção no fornecimento.

De acordo com Kilduff, essa situação ajuda a explicar por que os preços não caem muito abaixo de 60 dólares por barril para o WTI.

Ao mesmo tempo, os especialistas do mercado consideram que pode haver um excesso de oferta de petróleo no próximo ano, o que poderia pressionar os preços para baixo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros (Opep+) decidiram no domingo, em reunião ministerial semestral, manter a produção estável no primeiro trimestre de 2026, o que sugere uma demanda menor.

Veja Também