O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que, em dezembro, dois dos nove grupos avaliados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentaram queda nos preços.
As reduções ocorreram nos grupos de Artigos de Residência, com queda de 0,64% e impacto de -0,02 ponto percentual, e Saúde e Cuidados Pessoais, que caiu 0,01%, quase sem impactar a alta geral de 0,25% do IPCA-15 no mês.
Por outro lado, os preços subiram nos grupos de Habitação (0,17%, impacto de 0,02 ponto percentual), Transportes (0,69%, contribuição de 0,14 ponto percentual), Comunicação (0,01%, quase sem impacto), Vestuário (0,69%, impacto de 0,03 ponto percentual), Despesas Pessoais (0,46%, impacto de 0,05 ponto percentual) e Alimentação e Bebidas (0,13%, impacto de 0,03 ponto percentual).
O grupo Educação manteve os preços estáveis, sem variação (0,00%).
Regiões
A alta de preços em dezembro ocorreu em 10 das 11 regiões pesquisadas pelo IPCA-15.
A maior alta foi registrada em Porto Alegre, com aumento de 0,50%, enquanto Belém teve a maior queda, de 0,35%.
Estadão Conteúdo.

