Um avião de pequeno porte caiu na segunda-feira (10/11) na região de Mitú, capital do estado de Vaupés, na Amazônia colombiana. Quatro pessoas perderam a vida, incluindo três funcionários da Registraduría Nacional del Estado Civil, órgão responsável pela organização das eleições no país.
Segundo comunicado da Aerocivil, o monomotor Cessna C-206, com matrícula HK-641, operado pela empresa Nativ Air, decolou da pista de Bocoa Querarí em direção ao aeroporto Fabio Alberto León Bentley, em Mitú, mas o contato foi perdido apenas dois minutos após a decolagem.
Equipes de resgate foram enviadas para o local. A aeronave foi encontrada totalmente incendiada, e as autoridades acreditam que não há sobreviventes.
A Registraduría Nacional expressou pesar pela perda dos servidores Gabriel Gómez Sánchez, José Misael Silva Bernal e Nadia Valentina Valencia Yepes, que estavam retornando a Mitú após completarem o primeiro dia do registro de eleitores em assembleias localizadas em áreas remotas.
“Manifestamos nossa mais profunda solidariedade e enviamos nossas condolências às famílias, colegas e amigos dos falecidos”, afirmou o registrador nacional, Hernán Penagos.
A Aerocivil comunicou que as causas do acidente ainda serão apuradas e solicitou cautela para que informações não confirmadas não sejam divulgadas pela imprensa ou público.
