As vendas em bares e restaurantes caíram 4,9% em setembro comparado ao mês anterior, segundo o Índice Abrasel-Stone, divulgado pela Stone em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Quando comparado a setembro de 2024, houve uma queda de 3,9% após três meses de estabilidade nas vendas.
Além dos desafios econômicos, como a inflação alta, um fator que afetou negativamente o setor foi o caso de intoxicação por metanol. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, mencionou que o medo causado por esses casos fez com que menos pessoas frequentassem alguns bares e restaurantes.
O Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 46 casos de intoxicação por metanol recentemente.
Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, explicou que a crise do metanol trouxe uma incerteza extra para o setor, que já enfrenta um cenário complicado. Apesar do mercado de trabalho estar relativamente estável, com desemprego baixo, o ritmo de criação de empregos formais diminuiu e as famílias estão mais endividadas.
Esses fatores limitam o dinheiro disponível para gastos, especialmente em serviços considerados não essenciais, como comer fora de casa.
A inflação no setor continua alta, elevando o preço médio das refeições fora, o que também contribui para a queda nas vendas.
Entre os 24 estados pesquisados, apenas Maranhão (2,6%) e Mato Grosso do Sul (1%) mostraram crescimento nas vendas no setor.
Os estados com maior queda nas vendas foram Roraima (-11,5%), Pará (-9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina.
