20.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio cair no DF, uma está na UTI

Brasília
céu pouco nublado
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
83 %
0.5kmh
20 %
ter
26 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
20 °

Em Brasília

Quatro pessoas continuam internadas após serem atingidas por um raio na Praça do Cruzeiro, no Distrito Federal. Três delas estão no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e uma em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Marta. Até o momento, não há registros de mortes.

Maria Eli Silva foi internada no Hospital Santa Marta e permanece sob cuidados intensivos com acompanhamento multidisciplinar, conforme os protocolos de segurança do hospital.

No total, 14 pessoas foram atendidas no HRAN por sintomas causados pela descarga elétrica. Além dos internados, uma pessoa optou por ir para um hospital particular por conta própria, e as demais receberam alta no mesmo dia. No Hospital de Base, todos os 27 pacientes que deram entrada já foram liberados.

A queda do raio ocorreu durante o encerramento da caminhada do deputado Nikolas Ferreira, que começou em Paracatu (MG) e concluiu com uma manifestação na Praça do Cruzeiro. A caminhada teve o objetivo de protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos detidos nos atos de 8 de janeiro. No evento, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 89 pessoas, registrando também casos de hipotermia e torções.

Orientações do Corpo de Bombeiros

O Segundo-Tenente do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Iranildo Aguiar, orienta que ao primeiro sinal de chuva ou trovões, quem estiver em locais abertos deve procurar abrigo imediatamente em locais cobertos, como casas, veículos e estabelecimentos comerciais. É importante também evitar contato com objetos metálicos, como janelas, torneiras e alambrados, além do uso de celulares conectados à tomada.

Em caso de pessoas atingidas por descarga elétrica, o bombeiro aconselha não tocar diretamente na vítima e aguardar o socorro. Pode-se retirar itens metálicos da pessoa, como relógios e brincos, e tranquilizá-la até a chegada da equipe médica.

O incidente foi agravado pela presença de estruturas metálicas, como guindastes e alambrados, que atraem raios. No domingo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 385 descargas atmosféricas no DF.

Sintomas e cuidados médicos

O médico especialista Guilherme Hanna explica que áreas abertas durante trovoadas são perigosas porque a eletricidade se propaga pelo solo ou objetos condutores, aumentando o alcance da descarga. Entre os sintomas das vítimas de raios estão tontura, dor de cabeça, perda de memória, desmaio, zumbido, queimaduras e lesões musculares graves.

O tratamento utiliza o método MOVE, que inclui monitoramento contínuo, fornecimento de oxigênio, administração de fluidos intravenosos e hidratação para proteger os rins das consequências das lesões musculares.

Em emergências, o ideal é primeiro avaliar se o local é seguro, verificar o estado de consciência e respiração da vítima, e, se necessário, chamar imediatamente os serviços de emergência e iniciar a ressuscitação cardiopulmonar.

Manter a área segura, afastar as pessoas de árvores e buscar locais secos evita que outras pessoas sejam atingidas e ajuda a diminuir a aglomeração.

Veja Também