27.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/08/2025

Quatro mineiros mortos após desabamento em mina no Chile

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
26.1 °
30 %
6.2kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °

Em Brasília

Quatro dos cinco trabalhadores retidos na mina de cobre El Teniente, pertencente à Codelco, foram encontrados sem vida, conforme informou a estatal chilena neste domingo (3/8). Eles ficaram presos após um terremoto de magnitude 4,2 atingir a região na quinta-feira (31/7), causando o desmoronamento de parte da mina e prendendo os cinco trabalhadores. As buscas pelo quinto mineiro continuam.

Localizada no Chile, a mina El Teniente é reconhecida como o maior depósito subterrâneo de cobre no mundo e pertence à estatal Codelco, que diminuiu suas operações depois do ocorrido. O colapso da estrutura ocorreu na quinta-feira por volta das 17h30, horário local.

De acordo com a Codelco, o primeiro trabalhador foi localizado no sábado (2/8), enquanto outros dois foram encontrados na manhã do domingo. O quarto mineiro foi retirado mais tarde naquele mesmo dia, conforme informou Andes Music, gerente-geral da mina El Teniente. Todos estavam sem sinais de vida.

“Trabalhamos durante a noite com muito cuidado, checando cada metro. Também não queremos criar falsas esperanças. Esperamos que nossos socorristas continuem avançando”, declarou Andes Music em entrevista coletiva.

Até o começo deste domingo, as equipes de resgate removeram obstruções em 24 dos 90 metros de passagens bloqueadas, distância necessária para alcançar os trabalhadores presos, segundo as autoridades da Codelco.

Mineiros Presos e Resgate

O terremoto, classificado por autoridades locais como um dos mais intensos das últimas décadas na região, bloqueou os acessos à área Teniente 7, dificultando a operação de resgate. Um trabalhador morreu em decorrência do tremor e nove ficaram feridos.

“Sabemos exatamente onde eles estão e estamos realizando as operações para resgatá-los. Desde que o acesso ficou bloqueado, não houve contato com eles”, explicou Andrés. Os trabalhadores são contratados da empresa Gardilcic, que presta serviços para a Codelco.

Posição do Governo

O presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou no sábado (2/8) que toda a energia do governo está dedicada ao resgate dos trabalhadores, sem poupar recursos ou esforços.

“Vamos acompanhar este processo dia e noite, sem descanso. Informem às famílias e a toda a população chilena que não vamos parar até encontrá-los”, afirmou o chefe de Estado.

A ministra da Mineração do Chile, Aurora Williams, comunicou que o governo decidiu suspender temporariamente todas as operações subterrâneas da mina. A medida está alinhada aos protocolos para acidentes graves e visa proteger a segurança dos trabalhadores enquanto as causas do desabamento são investigadas.

Veja Também