23.1 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

Quase 8.000 pessoas ativam proteção contra abertura de conta com nova ferramenta do BC

Brasília
céu limpo
23.1 ° C
23.9 °
23.1 °
76 %
1.5kmh
0 %
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °

Em Brasília

NATHALIA GARCIA
FOLHAPRESS

Quase 8.000 pessoas solicitaram a proteção para impedir a abertura de novas contas bancárias em seus nomes nas primeiras horas após o Banco Central lançar sua ferramenta de segurança nesta segunda-feira (1º). O serviço, chamado BC Protege+, tem como objetivo impedir fraudes e aumentar a proteção do sistema financeiro.

Essa ferramenta oferece ao usuário a possibilidade de bloquear a abertura de contas (conta corrente, poupança ou conta de pagamento) no seu nome e, ao mesmo tempo, informar que não deseja ser incluído como titular ou representante em contas de outras pessoas.

A ferramenta foi apresentada por Izabela Moreira Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta, e Carlos Eduardo Gomes, chefe do departamento de Atendimento Institucional.
“O BC Protege+ é um serviço para os cidadãos e também contribui para preservar a integridade do sistema financeiro. É uma nova forma de proteger contra fraudes e cuidar do consumidor no sistema financeiro”, destacou Correa.

De acordo com a diretora do Banco Central, aproximadamente 7.800 pessoas ativaram a proteção em cerca de 5 horas desde o lançamento, que ocorreu às 10h. Até a tarde desta sexta-feira, foram feitas 500 mil consultas por instituições financeiras para verificar a preferência dos clientes, e 263 pessoas haviam informado que não querem abrir novas contas.
Como funciona o BC Protege+

  • O cidadão entra na área segura do Meu BC utilizando sua conta gov.br com nível prata ou ouro e com verificação em duas etapas;
  • Clica no botão para gerenciar a proteção no cartão do BC Protege+;
  • Ativa a proteção na seção de Contas – abertura e inclusão;
  • Antes de abrir uma nova conta ou incluir uma pessoa como titular ou representante, a instituição financeira verifica a opção cadastrada para o CPF ou CNPJ; se a proteção estiver ativa, a conta não poderá ser aberta;
  • O usuário pode ativar ou desativar esta proteção a qualquer momento, até mesmo durante o processo de contratação;
  • O cidadão consegue também visualizar quais instituições consultaram seus dados no sistema;
  • Para empresas, o serviço está disponível para sócios, representantes e colaboradores cadastrados na plataforma gov.br.

Veja Também