O uso do celular enquanto dirige é a infração que mais aumentou em Santa Catarina neste ano, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Entre janeiro e junho de 2025, quase 50 mil motoristas foram autuados por utilizarem o celular ao volante, comportamento que pode causar acidentes sérios e até fatais.
Ver motoristas usando o celular ao dirigir tornou-se algo comum. A distração causada ao dividir a atenção entre o volante e a tela do aparelho é cada vez mais frequente e perigosa. Ayrton de Souza, que trabalha como motorista de aplicativo, relata que evita essa prática sempre que possível, porém, devido à profissão, precisa monitorar o celular constantemente.
O Detran de Santa Catarina registrou aproximadamente 50 mil multas por uso de celular ao dirigir, uma alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cidade com maior número de autuações é Criciúma, que superou até mesmo a capital, Florianópolis. Em seguida, aparecem Joinville, São José e Blumenau.