“Na decorrência da operação militar especial, nas últimas duas semanas, foram eliminados mais de 190 mercenários estrangeiros, 74 tanques, 235 outros veículos blindados, dois sistemas múltiplos de foguetes Himars e 268 veículos com metralhadoras de grosso calibre”, declarou.
Shoigu ainda afirmou que o Exército russo está reduzindo eficazmente o potencial militar da Ucrânia, atingindo sua infraestrutura crítica.
“Com ataques de armas de alta precisão continuamos eliminando eficazmente instalações da infraestrutura militar, bem como objetivos que influenciam a redução do potencial militar da Ucrânia. Entretanto, estão sendo tomadas medidas exaustivas para evitar danos aos cidadãos ucranianos”, ressaltou.
Shoigu também ressaltou que “o regime de Kiev continua realizando ações terroristas para eliminar a população civil e destruir instalações sociais”.
“As Forças Armadas da Ucrânia não cessam os bombardeios contra a usina nuclear de Zaporozhie, os pontos de evacuação e locais de ajuda humanitária, conduzindo conscientemente ataques direcionados contra concentrações da população civil”, disse Shoigu.
De acordo com Shoigu, em decorrência da resposta aos ataques aéreos do inimigo “nos últimos dez dias foram interceptados mais de 200 projéteis dos sistemas Himars”.