22.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Quase 15% dos moradores de rua no DF têm animais de estimação

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
23.1 °
22.5 °
57 %
4.6kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) avançou na criação de políticas públicas que entendem a realidade das pessoas em situação de rua. O 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua, feito pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), mostrou que 14,9% dessas pessoas cuidam de pelo menos um animal de estimação. São 261 moradores de rua que têm 572 animais, sendo a maioria cachorros (90,7%), seguidos de gatos (8,9%) e alguns cavalos (0,3%).

Esses dados fazem parte de um trabalho coordenado pela Casa Civil do DF, que busca políticas de acolhimento respeitando a dignidade humana. Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil e responsável pela Política para População em Situação de Rua, ressalta que os resultados mostram a importância do cuidado com os animais na vida dessas pessoas. Ele afirma que as políticas públicas precisam estar atentas a essa realidade para oferecer um acolhimento humano e inclusivo.

O estudo também detalha a vacinação dos animais: 46,1% dos cães estão vacinados contra a raiva e 27,5% dos gatos. A coleta de dados contemplou pessoas nas ruas, abrigos e comunidades terapêuticas, para desenhar um panorama completo da vulnerabilidade social.

Manoel Clementino, diretor-presidente do IPEDF, destaca que incluir informações sobre os animais contribui para entender melhor a vida das pessoas em situação de rua e orienta a criação de políticas mais adequadas.

Marcela Machado, diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, reforça que o vínculo com os animais deve ser reconhecido nas estratégias de cuidado e planejamento das políticas sociais, valorizando o afeto e as necessidades reais dessas pessoas.

O governo já demonstra essa sensibilidade com ações concretas, como o primeiro Hotel Social do Distrito Federal, inaugurado em julho, que permite a entrada de animais de estimação para que os tutores não precisem se separar de seus companheiros ao buscar acolhimento.

O censo é uma iniciativa do GDF realizada pelo IPEDF Codeplan, com coordenação da Casa Civil e apoio de várias secretarias e órgãos públicos, visando apoiar a criação de políticas públicas para garantir direitos e superar a situação de rua.

*Informações da Casa Civil do Distrito Federal

Veja Também