16.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/09/2025

Quarta-feira com chuvas no Sul, manhã fria e tarde quente no Centro do Brasil

Brasília
nuvens quebradas
16.5 ° C
17.3 °
16.5 °
78 %
7.2kmh
75 %
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
32 °

Em Brasília

Chuvas intensas e ventos fortes devem aumentar no Sul do Brasil nesta quarta-feira (2/9). A frente fria está estacionada sobre o Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso fará com que o volume de chuva cresça no estado no fim da manhã e se espalhe por todo o território gaúcho no entardecer.

Os temporais também podem chegar ao sul de Santa Catarina. No restante do estado e no Paraná, o tempo ficará nublado o dia todo, com chuvas fracas a moderadas, e a temperatura variará entre 14°C e 25°C.

No Centro-Oeste, o calor seco continuará predominando, com temperaturas elevadas principalmente à tarde e baixa umidade, afetando também o norte e oeste de São Paulo, oeste de Minas Gerais nas divisas com São Paulo e Goiás, além do sul e sudeste do Pará e do sertão nordestino.

Tempo no Sudeste

A região Sudeste terá tempo firme, mesmo com muitas nuvens. Chuvas moderadas podem ocorrer apenas no leste do Espírito Santo, com possíveis pancadas isoladas em Vitória, onde a temperatura não deve exceder 26°C. Nas outras capitais, o clima seguirá padrão recente: manhãs frescas e tardes mais quentes.

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, espera-se o dia mais frio da região, com temperaturas entre 13°C pela manhã e 25°C durante a tarde.

Condições no Norte

No Norte, o tempo continuará instável em áreas como o oeste do Amazonas, nordeste do Pará na Ilha do Marajó, e em todo o Acre. Nas demais áreas, o dia será mais quente com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

As máximas nas capitais do Norte variam entre 33°C em Macapá (AP) e 35°C em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Alertas do Inmet

Para esta quarta-feira, o Inmet divulgou 11 alertas meteorológicos que abrangem quase todo o Brasil. O alerta mais abrangente é sobre a baixa umidade, que afeta 12 estados, além de alertas para tempestades e ventos fortes no Sul do país.

O Instituto recomenda que a população evite sair durante o mau tempo, monitore alterações em encostas e desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia quando possível. É aconselhável seguir as orientações abaixo para áreas impactadas pelas chuvas:

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral da energia;
  • Observar qualquer mudança nas encostas;
  • Permanecer em locais protegidos, evitando se abrigar sob árvores em caso de ventos fortes para evitar riscos de queda ou descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade;
  • Proteger bens pessoais da água usando sacos plásticos em casos de enchentes;
  • Buscar informações com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Veja Também