22.5 C
Brasília
terça-feira, 12/08/2025

Quando a frente fria vai acabar no Brasil? Confira

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
17.3 °
31 %
2.6kmh
0 %
qua
30 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
23 °

Em Brasília

A quinta onda de frio de 2025 termina nesta quarta-feira (13/8), mas o clima frio ainda deve permanecer.

Uma nova massa de ar polar chegará ao Brasil na quarta-feira e vai contribuir para a manutenção do frio e temperaturas baixas nas regiões Sul e Sudeste.

Segundo a previsão do Meteored, nos próximos dias, as temperaturas podem cair abaixo de 0°C em áreas da serra gaúcha, da serra catarinense e na Serra da Mantiqueira, que abrange Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Espera-se que essa massa de ar polar avance pelo centro-sul do país nos próximos dias, fazendo com que as temperaturas diminuam também no Centro-Oeste. Apesar de o frio continuar, essa nova incursão de ar polar no sul do Brasil não será considerada uma onda de frio, mas dificultará o aumento das temperaturas no centro-sul por alguns dias, conforme o Climatempo.

No Sul, na manhã de quarta-feira (13/8), as temperaturas estarão entre 5°C e 9°C no Rio Grande do Sul, exceto em alguns municípios do leste gaúcho, onde as temperaturas ficarão acima de 10°C. Em Santa Catarina, as mínimas estarão entre 4°C e 6°C, enquanto no Paraná variam de 2°C a 4°C.

Durante a tarde, as máximas nos estados do Sul devem alcançar cerca de 20°C.

Em São Paulo, os termômetros marcarão entre 5°C, nas regiões próximas ao Paraná e na Serra da Mantiqueira, e 11°C, no oeste do estado. As temperaturas amenas também estarão presentes no sul de Minas Gerais, com mínimas inferiores a 9°C em toda a região.

No Rio de Janeiro, o frio mais intenso será na região Serrana, com temperaturas abaixo de 10°C. Nas demais áreas, as temperaturas estarão mais elevadas, porém abaixo da média histórica para o estado. Na capital, a mínima prevista para quarta-feira (13/8) é de 15°C.

Com tempo aberto e seco, as temperaturas sobem nas cidades do oeste do Sudeste, ultrapassando os 30°C em locais como o Triângulo Mineiro e alguns pontos de São Paulo.

Nas áreas mais próximas à costa, a massa de ar frio impede a elevação significativa das máximas, fazendo com que os termômetros oscilem entre 20°C em Santos/SP e 27°C em Volta Redonda/RJ.

Veja Também