17.5 C
Brasília
terça-feira, 17/06/2025




Quadrilha extorquia homens em encontros marcados no Grindr

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
18.1 °
17.5 °
73 %
4.1kmh
0 %
ter
25 °
qua
26 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação na manhã desta terça-feira (17/6) para desmantelar um grupo criminoso que utilizava aplicativos de namoro para roubar e extorquir homens.

Conhecidos como “Bonde dos galãs”, os criminosos exploravam plataformas como o Grindr para atrair, assaltar e coagir pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

A ação incluiu 20 mandados de busca e apreensão e oito prisões temporárias e revelou um esquema elaborado de emboscadas e intimidação.

Investigadores da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) descobriram que os suspeitos criavam perfis falsos nos apps para enganar vítimas de várias regiões do Distrito Federal e entorno, como Lago Sul, Cruzeiro, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas e Santa Maria.

Os encontros eram combinados em locais isolados e com pouca iluminação, principalmente nas quadras 423 e 425 de Samambaia, onde as abordagens ocorriam.

Durante o encontro, as vítimas eram surpreendidas por dois ou três homens armados, que as levavam para áreas afastadas. Sob ameaças severas, agressões físicas e pressão psicológica, elas eram obrigadas a entregar seus bens e efetuar transferências bancárias.

Em alguns casos, se os criminosos percebiam que as vítimas tinham saldo alto, elas eram mantidas sob vigilância durante a noite para driblar os limites noturnos das transferências e garantir a retirada do dinheiro restante.

Houve ocasiões em que veículos roubados foram usados em outros crimes antes de serem descartados. Além das perdas materiais, as vítimas relataram ameaças para impedir que denunciariam os crimes.

Entre novembro de 2024 e junho de 2025, pelo menos 36 vítimas registraram queixas, mas a polícia acredita que o número real seja maior, pois muitos têm medo ou constrangimento de procurar as autoridades.

Durante as investigações, vários suspeitos foram identificados, com funções específicas dentro do grupo. Uns atraíam as vítimas, outros realizavam os assaltos, e outros recebiam os valores e bens roubados.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão qualificada e roubo agravado, com agravantes pelo uso de arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas.




Veja Também