O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou na sexta-feira (3/4) com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sobre o aumento das tensões no Golfo Pérsico. A discussão aconteceu em meio a um conflito crescente envolvendo Estados Unidos, Irã e Israel.
Segundo o Kremlin, os dois líderes trocaram opiniões sobre a situação na região e alertaram que a intensificação dos combates pode trazer efeitos negativos não só locais, mas também globais, especialmente para os setores de energia, comércio e logística.
“Foi destacado que a intensificação das ações militares está causando consequências sérias não só na região, mas também no mundo, afetando energia, comércio e logística”, diz o comunicado oficial.
Crise no Estreito de Ormuz
A conversa ocorreu em um momento em que o Estreito de Ormuz está bloqueado, prejudicando o fluxo mundial de petróleo e aumentando os preços de energia.
Os recentes ataques, atribuídos a países como Estados Unidos e Israel, aumentam a preocupação internacional sobre a possibilidade de uma guerra maior.
Na quinta-feira (3/4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou um ataque que destruiu a maior ponte do Irã, que deixou pelo menos oito mortos e 95 feridos.
Este ataque seguiu um discurso onde Trump ameaçou destruir infraestruturas estratégicas do Irã, afirmando que poderia levar o país de volta à “Idade da Pedra” caso não se chegasse a um acordo.
Em reação, o chanceler iraniano, Abbas Araghchi, criticou os ataques dos Estados Unidos e afirmou que a destruição de infraestruturas civis não mudará a posição do Irã no conflito.
Segurança e cooperação
Na conversa, Putin também falou sobre a cooperação com a Turquia e agradeceu a disposição do país em mediar negociações, incluindo no conflito da Ucrânia, que já dura cinco anos.
O líder russo ainda discutiu temas ligados à segurança regional e proteção de infraestruturas estratégicas, em um momento marcado por ataques e tensões no Oriente Médio.

