22.5 C
Brasília
quinta-feira, 17/04/2025

Putin: estado do orçamento russo é melhor de que em muitos países do G20 e ‘amigos no BRICS’

Brasília
nublado
22.5 ° C
22.5 °
19.8 °
85 %
2.6kmh
100 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
21 °

Em Brasília

A Rússia está lidando com sucesso com a pressão do Ocidente e a tática de “guerra-relâmpago” não funcionou, já que o país conseguiu implementar rapidamente medidas protetoras, afirmou hoje, segunda-feira (12), o presidente Vladimir Putin.

© Sputnik / Gabriil Grigorov
Durante uma reunião sobre os assuntos econômicos, o presidente russo afirmou que a dinâmica dos principais índices econômicos demonstra que a economia russa está se estabilizando gradualmente e passando para uma trajetória do crescimento.
Conforme constatou ele, o governo da Rússia conseguiu impedir uma recessão abrupta da economia e estabilizar a inflação após as sanções ocidentais terem sido impostas.

Vladimir Putin ressaltou que a Rússia está lidando com sucesso com a pressão estrangeira: “A tática do blitzkrieg econômico, um assalto no qual eles apostaram, não deu certo, isso já é óbvio para todos, inclusive para eles. Nós concretizamos rapidamente medidas protetoras eficazes, lançamos mecanismos de apoio aos setores-chave, às empresas de primeira importância, bem como às pequenas e médias empresas”.

O mandatário acrescentou que as ações dos adversários da Rússia são imprevisíveis e impulsivas, são incompetentes, e a nação russa deve trabalhar segundo sua própria lógica e cumprir suas próprias tarefas.
Além disso, ele afirmou que “está em andamento um processo de desdolarização inevitável”.
“A aprovação de rápidas medidas anticrise de grande escala, a sustentabilidade atingida, a solidez da economia russa face aos desafios externos, isso é em grande parte o resultado de nossa política macroeconômica responsável nos anos anteriores, por isso o estado do orçamento russo agora é também substancialmente melhor do que nas economias da maioria dos países do G20 e dos nossos amigos nos países do BRICS”, constatou Putin.

Veja Também