O presidente russo Vladimir Putin e o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, estiveram na China na última semana, atendendo ao convite de Xi Jinping, para assistir ao desfile militar da poderosa aliança asiática. Somente neste domingo (7/9), um vídeo que mostra os dois líderes conversando e sorrindo dentro da limusine de Putin foi divulgado pela emissora estatal russa.
O vídeo, compartilhado pelo jornalista Pavel Zarubin da VGTRK (Companhia Estatal de Transmissão de Rádio e Televisão da Rússia), apresenta Putin e Jong-un lado a lado no banco de passageiros da limusine Aurus Senat, típica do presidente russo desde 2018, após ele decidir não usar mais carros ocidentais. Também é possível ver parte do encontro dos líderes em uma casa de chá na cidade de Pequim.
Putin chegou à China em 31 de agosto, onde foi recebido com cerimônias formais em Tianjin para participar de uma cúpula regional especial. Durante sua permanência, ele se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre outros 15 líderes mundiais.
O governo de Moscou divulgou mais de 20 novos acordos com Pequim, abrangendo cooperação em áreas como energia, inteligência artificial, intercâmbio científico e o aumento do fornecimento de gás natural russo para a China.
Xi Jinping se referiu a Putin como um “amigo estimado” e ressaltou que as relações sino-russas atingiram “um nível histórico sem precedentes”. Já o presidente russo destacou que a colaboração com Pequim é essencial para construir um “mundo multipolar mais justo e equilibrado”.