O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a criação de uma moeda única para o grupo dos Brics não é um objetivo imediato da aliança. A afirmação foi feita na quinta-feira (4/12), durante sua visita à Índia. A redução da dependência do dólar nas transações comerciais entre os países do Brics é uma meta defendida pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Atualmente, não estamos buscando esse objetivo dentro do Brics — a criação de uma moeda única. Vamos avançar com calma”, disse Putin.
O líder russo, representando um dos dez membros do bloco de economias emergentes, explicou que essa iniciativa deve ser implementada de forma cautelosa e progressiva, sem apressar as etapas.
Embora esse assunto tenha sido discutido nos últimos anos, substituindo o dólar nas negociações entre os países do Brics ainda é um desafio. Lula destacou, em julho deste ano, durante a reunião dos Brics no Rio de Janeiro, que existem obstáculos políticos para a criação da nova moeda, mas enfatizou a importância de buscar uma solução nova para o tema.

