O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma ligação para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, nesta terça-feira (12/8), poucos dias antes de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com o Kremlin, Putin informou Kim sobre a próxima reunião com o líder norte-americano e dividiu informações relacionadas às suas futuras conversas com o republicano. O encontro está agendado para sexta-feira (15/8), no Alasca.
Na chamada, o presidente russo agradeceu o apoio da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia, ressaltando o envio de tropas norte-coreanas para a linha de frente, que atuaram nos combates na região de Kursk, a qual, segundo o governo russo, está em processo de “libertação”.
Putin também felicitou Kim pelo 80º aniversário da emancipação da Coreia do Norte do regime colonial japonês. Ambos os líderes reafirmaram a intenção de consolidar ainda mais os laços entre Moscou e Pyongyang, conforme o acordo de parceria que firmaram no ano anterior.
Esse acordo inclui, entre outras cláusulas, o compromisso de apoio militar mútuo no caso de uma das nações ser atacada por outras potências.