24.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/08/2025

PT rebate Valdemar após comparação entre Bolsonaro e Che Guevara

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20 °
36 %
3.6kmh
0 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
23 °

Em Brasília

São Paulo, 27 – O Partido dos Trabalhadores (PT) respondeu à declaração de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), que comparou o carisma do guerrilheiro Che Guevara ao do presidente Bolsonaro. Em uma publicação nesta quarta-feira no Instagram, o PT criou um diálogo fictício entre um seguidor do argentino, que foi líder da revolução cubana, e um apoiador do ex-presidente brasileiro. “O meu lutou contra regimes autoritários”, disse o primeiro. “O meu sente falta deles”, respondeu o segundo, conforme o PT.

Na legenda, o PT defendeu Che Guevara afirmando: “De um lado, a luta pela liberdade, igualdade e o povo. Do outro, a saudade do autoritarismo e da tortura, fazendo referência a Bolsonaro. Não há como comparar!”

A comparação feita por Valdemar tinha a intenção de destacar a fidelidade dos eleitores do ex-presidente. “É impressionante a força de transferência do voto do Bolsonaro. Seu eleitor é fiel. E essas ações judiciais contra ele estão fazendo com que ele vire um Che Guevara“, afirmou em entrevista à Globonews, após um debate.

Valdemar complementou: “Che Guevara tinha um carisma semelhante ao do Bolsonaro. Ele é lembrado até hoje. O Fidel, enquanto não expulsou ele de Cuba, não descansou. Daqui a 30, 40 anos, se continuarem desse jeito com Bolsonaro, teremos jovens usando camisetas dele”. O PT ironizou essa fala com camisetas em seu post.

Depois da repercussão, Valdemar se retratou em publicação no X (antigo Twitter): “Deixe claro que nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, pois o cubano era de esquerda, como deixei claro. O que comparei foi o processo de mitificação, e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é. Jair é o verdadeiro líder da nossa direita e continuará sendo”.

Veja Também