O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou uma resolução em Salvador que sugere a necessidade de diminuir a taxa básica de juros, atualmente alta demais para ajudar no crescimento do país. Essa decisão foi anunciada durante a comemoração dos 46 anos do partido na Bahia.
A resolução diz que a política do Banco Central, que ficou independente durante o governo Bolsonaro, tem dificultado a realização dos planos do governo atual, aumentando o controle financeiro sobre a economia, reduzindo o dinheiro disponível para projetos importantes e limitando investimentos produtivos.
A taxa Selic está em 15% ao ano. Na reunião de janeiro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, foi informado que essa taxa pode cair na próxima reunião, que será em março. Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem sido criticado pelo PT por não agir para baixar os juros.
Além disso, o PT defende uma revisão da meta de inflação, que atualmente é de 3%, para que possa ser ajustada de forma a incentivar o crescimento econômico e a criação de empregos de qualidade. No ano passado, a inflação foi de 4,26%, que está dentro do limite permitido de 4,5%.
Estadão Conteúdo
