Francisco Lima Neto
Folhapress
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) eliminou a necessidade da prova de baliza para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame prático pode ser feito em carros com câmbio automático.
Essas mudanças foram divulgadas na última segunda-feira (26), e as autoescolas já foram informadas. Os detalhes estão disponíveis no site CNH Paulista do Detran-SP.
O Detran-SP esclarece que, se a pessoa for aprovada na prova prática da categoria B, ela poderá conduzir qualquer tipo de automóvel, mesmo que tenha realizado o exame em carro automático. Essa regra vale para aqueles que não precisam de adaptações no veículo, que também devem estar cadastrados na autoescola.
Como será a prova prática com a mudança
A parte de estacionamento não é mais eliminatória. Isso significa que determinados erros não serão mais contabilizados na avaliação, tais como:
- Não conseguir estacionar em até três tentativas no local marcado;
- Avançar sobre a linha de demarcação ao estacionar.
Contudo, o percurso do exame continua o mesmo, incluindo as manobras de conversão à direita e à esquerda, o uso correto da sinalização de direção, paradas em locais permitidos e uma condução segura no trânsito.
Também continuam sendo avaliadas outras infrações durante a prova, por exemplo, parar em lugares proibidos, em esquinas, ou muito distante da guia, entre outras fins.
Exemplos de infrações avaliadas são:
- Parar em esquina ou a menos de 5 metros do cruzamento;
- Parar muito distante da guia, seja entre 50 cm e 1 metro, ou mais;
- Parar em local proibido pela sinalização, quando não for uma infração grave;
- Parar sobre calçadas, faixas de pedestres ou áreas restritas;
- Parar na contramão de direção.
