A segunda edição da Prova DF ocorrerá entre os dias 17 e 28 de novembro. Destinada aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental, esta avaliação faz parte do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF), cujo objetivo é medir o desempenho dos alunos da rede pública em diferentes fases da aprendizagem.
A prova é composta por questões de múltipla escolha nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas com base no Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do DF e nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São esperados 58.059 estudantes, distribuídos em 375 escolas e 2.882 turmas de toda a capital.
Para a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Rodrigues Ferreira, essa iniciativa fortalece o compromisso de melhorar continuamente a aprendizagem, oferecendo um quadro detalhado do progresso dos estudantes em habilidades essenciais para as etapas futuras da vida escolar.
“Com os resultados, as equipes pedagógicas poderão identificar avanços e deficiências na aprendizagem, direcionar formações de professores e reforçar estratégias de apoio às escolas e turmas. A avaliação também ajuda no planejamento educacional, possibilitando ações mais precisas para promover a equidade e a qualidade no ensino”, destaca a subsecretária.
*Informações da SEEDF
