24.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/06/2025




Protesto com boneco de Jeff Bezos e dinheiro falso em Veneza

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
25.6 °
24.5 °
47 %
5.1kmh
40 %
qui
24 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °

Em Brasília

Adrielly Souza
Folhapress

Enquanto Jeff Bezos e Lauren Sanchez se preparam para um luxuoso casamento de três dias em Veneza, o ambiente na cidade italiana está marcado por protestos. Uma manifestação artística chamou a atenção de moradores e visitantes recentemente: um manequim em tamanho real do fundador da Amazon flutuou em uma jangada pelos canais próximos à Ponte Rialto, coberto por dinheiro falso, provocando risos, selfies e curiosidade.

Essa intervenção faz parte de uma série de performances com representações caricatas de Bezos e Lauren. Em algumas cenas, aparecem vestidos para o casamento em uma gôndola; em outras, o bilionário é mostrado como um espantalho adornado com cédulas falsas estampando seu rosto.

Segundo o site GBNews, o artista responsável pelas obras é o performer conhecido como Konn Artiss, que também distribuiu mais de 10 mil exemplares de um jornal satírico chamado The Washington Ghost, cuja manchete principal diz irônica: “Homem encomenda noiva”.

Os protestos ganham força em meio à crescente insatisfação local. O coletivo No Space for Bezos espalhou cartazes pela cidade com mensagens como “Venicelândia: um playground para oligarcas” e ameaçou lançar crocodilos infláveis nos canais em manifestação contra a festa milionária.

Federica Toninelli, integrante do grupo, afirmou à BBC que o casamento representa “a exploração da cidade por estrangeiros”, transformando Veneza em uma vitrine global para o entretenimento dos mais ricos.

Além disso, o Greenpeace marcou presença no protesto. Na segunda-feira (23), ativistas penduraram uma faixa na Praça de São Marcos dizendo: “Se você pode alugar Veneza para seu casamento, pode pagar mais impostos”.

A cerimônia, que deve custar entre 7,5 e 8,7 milhões de libras, deverá contar com cerca de 200 convidados, incluindo celebridades como Kim Kardashian, Kris Jenner, Ivanka Trump e Jared Kushner, que já chegaram à cidade. Os noivos solicitaram que, em vez de presentes, os convidados façam doações para instituições de caridade – porém, isso não diminuiu a revolta dos moradores, que veem o evento como um símbolo da desigualdade crescente.

Devido às ameaças e à atenção mundial, a imprensa local informa que a equipe de segurança de Bezos realizou alterações de última hora no programa do evento. Ao menos uma das celebrações previstas teve que ser transferida para outro local rapidamente.




Veja Também