13.5 C
Brasília
sábado, 23/08/2025

Projeto une jovens e idosas em escola pública do DF para troca de experiências

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
62 %
1.5kmh
0 %
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
23 °

Em Brasília

Na manhã de sexta-feira (22), o Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), no Gama, recebeu a primeira edição do projeto “Eu Já Tive a Sua Idade”, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O encontro reuniu mais de 150 alunas da rede pública para uma conversa com duas mulheres idosas que têm grande importância na vida social e cultural do DF, promovendo uma troca rica de vivências entre gerações.

A convidada principal foi a professora Silvia Seabra, 80 anos, conhecida por suas palestras sobre envelhecimento, preconceito por idade e preparação para o futuro. Também participou Maria da Conceição Boaventura, 76 anos, moradora do Gama há mais de 60 anos e participante ativa do programa Viver 60+, coordenado pela Sejus.

Durante o bate-papo, as estudantes fizeram perguntas sobre diversos assuntos, como conflitos familiares, o papel da mulher no passado, relacionamentos afetivos, mercado de trabalho e envelhecimento. As convidadas compartilharam lembranças da juventude, desafios enfrentados na vida adulta e experiências familiares, despertando interesse e conexão nas alunas.

“Foi muito gratificante participar, contar um pouco da minha trajetória e ouvir as meninas. Elas estavam bastante atentas e fizeram várias perguntas, o que me emocionou”, comentou a professora Silvia Seabra. “Trabalhar com jovens é uma forma de permanecer jovem”, completou.

Maria da Conceição também falou sobre a emoção do momento: “Me senti cercada, como se tivesse 150 netas preocupadas com o futuro e querendo ouvir meus conselhos para superar as dificuldades da vida”.

Entre as estudantes, o sentimento foi de admiração. Maria Gabriela Novais, 16 anos, descreveu o encontro como inspirador. “Elas compartilharam sabedoria e conhecimento, o que nos ajuda a seguir um caminho mais seguro.” Sua colega, Maria Eduarda França, também de 16 anos, acrescentou: “O que aprendemos aqui nos dá força para encarar nossos desafios. Um dia, queremos estar no lugar delas, dividindo nossas conquistas com outras gerações.”

O projeto “Eu Já Tive a Sua Idade” é inspirado no programa Meninas em Ação, do Governo do Distrito Federal (GDF), que promove a autoestima feminina ao incluir alunas da rede pública em ambientes de liderança. Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, idealizadora da ação, a iniciativa busca incentivar o respeito, o diálogo e a valorização da experiência de vida.

“O entusiasmo das meninas mostra como essa troca entre gerações é valiosa”, afirmou a secretária. “Quando juntamos jovens e pessoas idosas, criamos pontes de respeito, aprendizado e valorização da experiência de vida.”

O projeto é itinerante e já tem duas próximas edições marcadas: no dia 28 de agosto, às 9h15, no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO), na 912 Sul, com a participação da colunista Jane Godoy; e no dia 29 de agosto, às 9h, no Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, com a jornalista e apresentadora Mônica Nóbrega.

Informações da Agência Brasília

Veja Também