O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, começou nesta sexta-feira (23) a ação chamada Pé Vermelho no Paraná. As atividades acontecerão em 12 cidades da região do Vale do Ivaí, com o objetivo de estimular a cidadania, inclusão social e diminuir as desigualdades locais.
Até 6 de fevereiro, cerca de 19 mil pessoas serão beneficiadas por 1.101 oficinas práticas nas áreas de educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, cultura, direitos humanos e justiça. As cidades atendidas são Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé.
Participam da operação 252 voluntários, entre universitários e professores de 25 instituições de ensino superior. O centro base regional é o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Apucarana. A programação completa está disponível no perfil do Projeto Rondon no Instagram (@projetorondonmd).
Na abertura, realizada na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Apucarana, o secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do Ministério da Defesa, Oswaldo Gomes dos Reis Junior, ressaltou a união de esforços e declarou: “O Projeto Rondon mantém vivo o espírito acolhedor e sonhador que impulsiona o desenvolvimento da nossa sociedade”.
O coordenador-geral do Projeto Rondon, coronel Euclides Soljenitsin Araújo, destacou a importância do projeto para promover a cidadania e ampliar o conhecimento do Brasil além das salas de aula. Esta ação é feita em parceria com o Governo do Estado do Paraná, prefeituras locais, o Exército Brasileiro e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
Também estiveram presentes na cerimônia autoridades como o diretor do Departamento de Projetos Sociais (DPS), general de divisão João Alberto Redondo Santana; a diretora técnica de ensino e pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA), contra-almirante Claudia Regina Amaral da Silva Fiorot; e o assessor especial do DPS, general de divisão Carlos Vinícius Teixeira de Vasconcelos, além de representantes do governo estadual, municípios e universidades.
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial que leva conhecimento e soluções sustentáveis às comunidades locais por meio de universitários e professores voluntários. Desde 2005, suas 99 operações já beneficiaram cerca de 2 milhões de brasileiros.
