O projeto PIS Vida Saudável reúne idosos na Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 de Taguatinga para realizar atividades como automassagem, alongamento e dança. Além das atividades na UBS, o grupo participa de passeios culturais e turísticos no Distrito Federal.
O projeto já levou os participantes ao Parque da Água Mineral, onde eles puderam aproveitar a natureza, caminhar e usar a piscina. Em outubro, fizeram um passeio ao Catetinho, a primeira casa oficial do presidente Juscelino Kubitschek. O lanche foi preparado pelos próprios membros do grupo, promovendo momentos de convivência e valorização da história local.
“Nós notamos um aumento na satisfação e uma melhora nos relatos de dor dos participantes”, afirmou a enfermeira Margareth Diniz, coordenadora do grupo. Algumas pessoas são encaminhadas para o projeto pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Desde 2013, o projeto utiliza práticas integrativas que ajudam na prevenção e no bem-estar geral dos idosos. Nos últimos dois anos, a equipe de fisioterapia passou a colaborar para focar na recuperação dos participantes. Durante os passeios, os idosos também interagem com pessoas de outras idades.
Além do exercício físico, o grupo trabalha a mente e a interação social, buscando diminuir casos de depressão, isolamento e ansiedade. “A equipe está sempre se aperfeiçoando para melhorar a qualidade do atendimento”, disse a médica da família Sara Viana, da UBS 6.
Informações da Secretaria de Saúde

