20.5 C
Brasília
terça-feira, 10/03/2026




Projeto piloto de cuidado em casa começa em três cidades brasileiras

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
88 %
2.1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
22 °

Em Brasília

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o projeto piloto ‘Cuidado em Casa’, que faz parte do Plano Nacional de Cuidados – Brasil que Cuida. Essa ação tem como objetivo criar uma rede de apoio para famílias que cuidam de idosos, enfrentando os desafios do envelhecimento da população.

A primeira fase do projeto será implementada em três cidades: Fortaleza (CE), Colombo (PR) e Juazeiro (BA). Nessas localidades, será testado um modelo de atendimento domiciliar para idosos que precisam de ajuda nas tarefas diárias. O projeto também visa oferecer suporte às famílias que cuidam desses idosos, geralmente sem receber remuneração, para aumentar a autonomia dos idosos e aliviar a carga dos cuidadores.

O ‘Cuidado em Casa’ é desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e as administrações municipais. A iniciativa combina serviços de atenção domiciliar com ações para fortalecer o suporte familiar.

Em Fortaleza, a inclusão no plano e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica aconteceram em uma cerimônia no dia 9 de março, com a participação da secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD). No dia seguinte, equipes federais e do BID visitaram os locais onde as primeiras unidades do projeto serão instaladas.

Laís Abramo, secretária nacional da Política de Cuidados e Família do MDS, destacou que a adesão de Fortaleza ao Plano Nacional de Cuidados acelera sua implantação e permite ajustar as ações às necessidades locais. Segundo ela, o envelhecimento da população exige atenção não só aos idosos, mas também às pessoas que os cuidam, muitas vezes mulheres e idosas.

Em Colombo (PR), o plano foi adotado e o Acordo de Cooperação Técnica foi assinado após uma visita técnica em 3 de março. Representantes do Governo Federal conheceram os equipamentos de atendimento e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que serão usados para implementar o projeto, com o apoio da direção local do Departamento da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

Já em Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, a equipe do Governo Federal visitará os equipamentos que receberão o projeto e formalizará a parceria.




Veja Também