No Núcleo Rural de Ceilândia, as árvores viraram um espaço de aprendizado para os alunos da Escola Boa Esperança. Nesta quarta-feira (1º), a Administração Regional, junto com a Emater-DF e a Biblioteca Pública de Ceilândia, realizou atividades culturais e educativas para estimular a leitura. As ações aconteceram nos turnos da manhã e tarde, abrangendo estudantes do ensino fundamental e da escola-classe, que puderam aprender diretamente em contato com a natureza.
Durante o evento, foram distribuídos cerca de 280 livros — desde gibis e títulos infantis até livros para jovens — para aumentar o acervo da escola e ajudar os alunos em seu desenvolvimento. As doações vieram de contribuições recebidas pela Biblioteca Pública de Ceilândia no último ano e fazem parte dos projetos Biblioteca Sem Fronteiras e Miniteca, que visam ampliar o acesso à leitura em áreas mais afastadas.
Ednaldo Paulino, coordenador da Escola Boa Esperança, ressaltou a importância da ação, destacando que essa iniciativa representa um avanço pedagógico para os estudantes. “O projeto de entrega de livros é essencial para ajudar na leitura dos alunos e apoiar o trabalho dos professores. A doação contribui muito para os projetos da escola”, afirmou o professor.
Ana Paula Nery Rosado, gerente rural da Administração de Ceilândia, enfatizou o valor da parceria entre órgãos públicos. “Atividades educativas como esta são fundamentais para despertar o interesse e o hábito da leitura nas crianças, além de facilitar o acesso aos livros. O trabalho conjunto da Administração Regional de Ceilândia, Biblioteca Pública e Emater-DF mostra como unir esforços, recursos e competências pode alcançar resultados que isoladamente seriam limitados”, explicou.
Pollyanna Souza, coordenadora da Biblioteca Pública de Ceilândia, destacou o impacto social do projeto. “A função da biblioteca é incentivar a leitura para todos. Como o Núcleo Rural é uma região mais distante, esse projeto itinerante oferece contação de histórias para as crianças e palestras para os alunos maiores, garantindo que todos sejam beneficiados”, disse a coordenadora.
Kelly Eustáquio, bibliotecária da Emater-DF, ressaltou a importância de levar livros às comunidades rurais. “Na área rural, o acesso aos livros é limitado, por isso esse projeto é fundamental. Precisamos estar mais próximos dessas comunidades que não têm fácil acesso às bibliotecas públicas do Distrito Federal”, afirmou.
Com a entrega dos livros, a comunidade escolar ganha novos recursos para enriquecer o aprendizado e incentivar o gosto pela leitura entre crianças e jovens do Núcleo Rural de Ceilândia.