Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga a instalação de hidrômetros individuais para medir o consumo de água em novas construções residenciais e comerciais.
O relator, deputado Icaro de Valmir (PL-SE), defendeu a aprovação afirmando que a instalação de hidrômetros individuais ajuda a modernizar a infraestrutura dos prédios e promove o uso consciente da água.
O autor do projeto, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), explicou que atualmente a conta de água é enviada para o condomínio de maneira conjunta e dividida igualmente, o que pode beneficiar quem consome mais água.
Segundo Júlio Lopes, a medida tem como objetivo incentivar a economia e o uso racional da água. Estudos indicam que condomínios que usam hidrômetros individuais conseguem reduzir o consumo em cerca de 30%.
Próximas etapas
O projeto possui caráter conclusivo e ainda será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.