Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, informou nesta terça-feira que um projeto para reduzir impostos sobre exportações está pronto para ser votado em fevereiro. Empresas que pararam de exportar para os Estados Unidos poderão usar um crédito tributário de 3% para retomar as vendas.
O projeto, que está no Senado, oferece um incentivo importante para que empresas de todos os tamanhos consigam entrar em novos mercados.
Alckmin destacou: “O projeto está pronto para votação e esperamos que isso aconteça em fevereiro. Se aprovado, dará um grande estímulo para que micro, pequenas, médias e grandes empresas conquistem novos mercados, com 3% a mais de crédito tributário”.
Ele ainda está confiante com o comércio exterior brasileiro para 2026, apesar das dificuldades globais. Também celebrou a redução do tempo para realizar exportações e importações, que caiu de mais de 10 dias para cerca de 4 a 5 dias para vendas e de 6 a 8 dias para compras internacionais.
Alckmin afirmou: “Mesmo com a instabilidade mundial, estamos otimistas com o crescimento do comércio exterior, que é essencial para o país”.
