Projeto de Alckmin para venda de áreas públicas deve ser votado nesta quarta-feira  

Por Estadão Conteúdo
Projeto do governador paulista para vender 79 áreas públicas à iniciativa privada irá a pleito na Alesp
O projeto de lei do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a venda de 79 áreas públicas paulistas, 16 das quais de institutos de pesquisas agrícolas, deve ser votado nesta quarta-feira, 30, Assembleia Legislativa paulista. A proposta polêmica é o primeiro item da pauta da sessão ordinária desta tarde e está em regime de urgência. Foram apresentados um substitutivo, 24 emendas individuais e uma emenda aglutinativa a serem avaliados em separado.

O PL 328 foi protocolado em abril pelo governo paulista e com a venda das áreas consideradas “inservíveis ou de pouca serventia”, Alckmin estima arrecadar até R$ 1,43 bilhão para o caixa do governo, R$ 1,2 bilhão apenas com a alienação das áreas agrícolas. Pesquisadores recorreram à Justiça e conseguiram suspender a tramitação do projeto no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), mas depois o próprio Judiciário autorizou a retomada para a votação.

Na última terça-feira (29), após a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa que encerrou a discussão da proposição, o líder do governo, deputado Cauê Macris (PSDB) apresentou uma emenda aglutinativa com propostas de outros parlamentares para a retirada de apenas quatro das 16 áreas de centros de pesquisas à venda no projeto original. As áreas estão localizadas nas cidades de Gália, Piracicaba, Ribeirão Preto e Brotas.

O presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Joaquim Adelino Azevedo Filho, criticou a proposta e considerou “imprescindível” que se preserve as áreas dos centros de outros seis centros, localizados em Jundiaí, Piracicaba, Nova Odessa, Pindamonhangaba, Itapetininga e Itapeva, “em razão de suas utilidades para a pesquisa e o grande prejuízo social que esta venda poderá causar”, informou.

 
PUBLICIDADE

Publicações por Assunto

PUBLICIDADE

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.