Pricila Kohls-Santos é pedagoga e apaixonada por tecnologia. Professora e pesquisadora na Universidade Católica de Brasília (UCB), ela une educação, tecnologia e relações humanas há mais de 16 anos. Coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE).
Com graduação em pedagogia, mestrado, doutorado e pós-doutorado em educação, Pricila lidera o projeto StayTech Edu, que conta com apoio da FAPDF via edital Learning 2023. O objetivo é usar a tecnologia para ajudar jovens do ensino médio a se manterem na escola e se aproximarem da universidade.
Etapas do projeto StayTech Edu
- Engajamento das escolas parceiras;
- Oficinas de robótica, eletrônica e programação na universidade;
- Criação de protótipos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Apoio contínuo para os jovens entrarem no ensino superior.
Entre os projetos estão uma estufa hidropônica automatizada, uma casa inteligente para pessoas com deficiência visual e um sistema rotativo para captar energia solar.
Tecnologia e mentoria
Um destaque do StayTech Edu é a mentoria universitária. Estudantes de diferentes áreas atuam como tutores, ajudando os jovens nas oficinas e no desenvolvimento dos projetos.
Para os estudantes do ensino médio, estar ao lado de universitários é motivador e faz com que eles se sintam parte do ambiente acadêmico.
O projeto vai além da tecnologia, ajudando os jovens a desenvolverem autonomia, organização e comunicação, sempre com ética e ensino de qualidade.
Próximas etapas
O apoio da FAPDF é fundamental para viabilizar transporte, equipamentos e uma experiência completa na universidade.
Os grupos estão montando protótipos que serão apresentadas em uma feira. Depois, será avaliado o impacto do projeto nas escolhas dos jovens no Enem e em seus estudos superiores.
O objetivo é aproximar escola e universidade, fazendo os jovens se sentirem protagonistas capazes de transformar suas realidades.
Informações divulgadas pela FAPDF