19.5 C
Brasília
quinta-feira, 22/01/2026

Projeto capacita mais de 10 mil mulheres no DF em 2025

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
20 °
19.5 °
88 %
3.6kmh
40 %
qui
25 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
24 °

Em Brasília

O projeto Protagonista da Casa, criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), completou um ano em 2025 e capacitou mais de 10 mil mulheres com cursos gratuitos focados em organização doméstica e educação financeira. As aulas ocorreram em várias regiões administrativas do DF, com turmas semanais desde fevereiro.

Cidades como Planaltina, Gama, Sobradinho, Santa Maria e Estrutural receberam o curso repetidas vezes, ampliando o acesso à qualificação. Conforme a secretária Marcela Passamani, a iniciativa valoriza o trabalho doméstico, transformando-o em uma oportunidade para que as mulheres adquiram autonomia e gerem renda, beneficiando suas famílias.

O primeiro módulo abordou organização do lar e foi ministrado pela profissional Barbara Porto. Voltado para donas de casa, diaristas e empregadas domésticas, o curso ensinou métodos de gerenciamento doméstico e como tornar os ambientes mais eficientes. A diarista Glades de Souto, 56 anos, de Santa Maria, relatou: “Agora sei como organizar melhor os armários, arrumar os utensílios de forma prática e aproveitar melhor os espaços. Isso melhora o meu serviço e me permite cobrar um preço justo pelo meu trabalho”.

O segundo módulo tratou da educação financeira, com temas como planejamento de gastos, economia doméstica e hábitos financeiros conscientes. A professora Andressa de Paula afirmou que as participantes saem preparadas para poupar e administrar suas finanças, mesmo com orçamento limitado.

Em 2026, o programa avança com o terceiro módulo, Teoria de Organização de Ambientes, que foi retomado recentemente. Ministrado por Yêdda Correia, o curso aprofunda os princípios da organização, ajudando as mulheres a identificar o que é necessário para cada ambiente e aplicar soluções práticas, tanto em casa como no trabalho.

Veja Também