21.5 C
Brasília
quarta-feira, 04/03/2026

Projeto aumenta prisão preventiva em casos de violência doméstica

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
18.4 °
83 %
1.5kmh
75 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
24 °
sáb
23 °
dom
23 °

Em Brasília

O Projeto de Lei 6392/25, proposto pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), quer ampliar as situações em que a prisão preventiva pode ser aplicada em casos de agressão familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas doentes ou com deficiência.

Essa proposta modifica o Código de Processo Penal e está sendo discutida na Câmara dos Deputados. O projeto permite que a prisão preventiva seja decretada imediatamente em casos de violência doméstica contra esses grupos, mesmo que a pena pelo crime seja pequena ou se não houver medidas protetivas em vigor.

Atualmente, o Código permite prisão preventiva só para crimes graves, com pena maior que quatro anos, quando o réu já foi condenado por crime grave antes, ou para garantir medidas protetivas em casos de violência doméstica.

Com a nova regra, a prisão preventiva poderá acontecer mesmo em casos com pena menor e sem medidas protetivas ativas. Segundo Amom Mandel, as regras atuais nem sempre protegem as vítimas, pois se baseiam só na pena máxima, o que não reflete a realidade da violência continuada.

O deputado afirma que a mudança vai ajudar o Estado a agir antes da violência crescer, dando mais segurança para as vítimas e fortalecendo a Lei Maria da Penha.

O projeto ainda vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e se aprovado, vai para votação no Plenário da Câmara e depois para o Senado para virar lei.

Veja Também