22.5 C
Brasília
terça-feira, 24/06/2025




Projeto aprova mais prazo para alunos com transtornos aprenderem na faculdade

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
20.6 °
60 %
2.1kmh
40 %
qua
27 °
qui
26 °
sex
28 °
sáb
27 °
dom
19 °

Em Brasília

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante um prazo 50% maior para alunos do ensino superior que tenham transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento concluírem seus cursos.

Por recomendação do relator, deputado Rafael Brito (MDB-AL), o texto adotado foi o substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para o Projeto de Lei 5185/19, originário do Senado, e seus projetos vinculados (PLs 5378/23 e 921/24). O relator destacou que o substitutivo utiliza terminologia apropriada para abranger todos os transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento.

Rafael Brito ressaltou a importância de identificar esses transtornos de forma precoce, encaminhar o aluno para diagnóstico adequado, oferecer apoio educacional dentro da rede de ensino, além de suporte terapêutico, para promover o desenvolvimento intelectual e físico dos estudantes.

Garantias para concursos públicos

Além de ampliar o tempo para conclusão dos cursos superiores, o substitutivo também amplia direitos para candidatos com esses transtornos em concursos públicos, como:

  • Até uma hora extra para realizar as provas;
  • Auxílio de profissional ledor para ajudar na leitura;
  • Auxílio de profissional transcritor para ajudar na escrita e preenchimento do cartão-resposta;
  • Sala diferenciada para quem solicitar ledor ou transcritor;
  • Correção das provas por matriz específica feita por profissionais especializados.

Atendimento completo nas universidades

A proposta altera a Lei 14.254/21, que já garante acompanhamento integral para alunos com dislexia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e outros transtornos de aprendizagem. Agora, a lei passará a abranger alunos com qualquer transtorno de aprendizagem ou do neurodesenvolvimento.

Com isso, todas as instituições de ensino superior deverão:

  • Oferecer atendimento personalizado e reforço escolar;
  • Flexibilizar apresentações orais, respeitando a escolha do aluno;
  • Garantir ambiente adequado e tempo suficiente para realização de provas;
  • Designar professores capacitados para orientar trabalhos de conclusão de curso;
  • Manter sigilo sobre os transtornos apresentados pelos alunos.

Próximas etapas do projeto

O projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Se aprovado na Câmara com as alterações feitas, será enviado novamente ao Senado para votação antes de ser sancionado pelo presidente.




Veja Também