10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Projeto apoia estilistas do DF com suporte técnico, criativo e financeiro

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Sense Moda Criativa, um projeto que incentiva a moda autoral no Distrito Federal. O programa, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), vai escolher cinco estilistas locais para desenvolver coleções especiais que serão apresentadas em um desfile profissional em 4 de outubro.

O tema deste ano é “A Construção: Candangas do Amanhã”, homenagem aos 65 anos de Brasília. A iniciativa pretende refletir sobre a identidade da capital e celebrar os trabalhadores que contribuíram para sua construção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil oficial do projeto no Instagram: @sensemodacriativa. O resultado será divulgado no dia 16 nas redes sociais da iniciativa.

Cada estilista selecionado receberá um apoio financeiro de R$ 6 mil para comprar materiais e contratar mão de obra para a confecção das roupas. Além disso, os participantes terão mentoria personalizada com os estilistas Rafaella Lacerda, Romildo Nascimento e Sergio Calado, que são curadores e nomes importantes da moda local. Eles irão orientar todo o processo criativo focando em originalidade, tema, técnica e estilo visual.

“O tema convida a um olhar afetivo sobre Brasília. Queremos valorizar a cidade e as pessoas que ajudaram a construí-la. As candangas e candangos são a alma dessa identidade tão diversa”, explica o idealizador do projeto, Igor Alessandro.

Feito em parceria com a produtora Quadradinho Soluções Criativas, o Sense Moda Criativa é uma plataforma que estimula a formação de novos talentos e a expressão da moda autoral no DF. Desde 2023, já lançou 15 estilistas no mercado, promovendo diversidade de estilos e histórias.

Na quarta edição, o foco é resgatar a memória afetiva da capital federal, destacando sua estética única e as muitas histórias que fazem parte dos 65 anos da cidade, com ênfase em trajetórias de resistência, ancestralidade e pertencimento.

Informações da Agência Brasília

Veja Também