O Programa Ginástica nas Quadras ajuda mais de 12 mil pessoas em 14 regiões do Distrito Federal e já existe há mais de 30 anos. Ele é uma ação importante para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. O programa oferece aulas gratuitas de exercícios ao ar livre. A maioria dos participantes são mulheres adultas e idosas, tornando o projeto um espaço de apoio e cuidado.
Ricardo Costa, gerente de Esporte da Secretaria de Educação do DF, destaca a presença feminina no programa. Segundo ele, as mulheres aproveitam as atividades para cuidar da saúde física e mental, além de criar novos laços sociais.
“Muitas alunas dizem que se sentem mais dispostas, criam amizades e superam problemas como depressão, ansiedade e isolamento, mostrando como a atividade física pode transformar vidas”, explicou Ricardo, que trabalhou como professor no programa por 17 anos.
Melhor qualidade de vida
Além dos exercícios, o programa ajuda a fortalecer amizades, especialmente entre idosos.
O Ginástica nas Quadras melhora a saúde geral das pessoas ao incentivar o exercício e a convivência social. O projeto ajuda a prevenir doenças, aumenta a qualidade de vida e fortalece a comunidade, tornando os lugares mais saudáveis e acolhedores.
A coordenação do programa é feita pelas coordenações regionais de ensino, com o apoio da Secretaria de Educação, que oferece os recursos necessários para que o projeto continue funcionando bem em todos os locais.
Informações fornecidas pela Agência Brasília