O Programa Futuras Cientistas, realizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), beneficiou 470 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas de várias regiões do Brasil.
O projeto ofereceu atividades práticas em laboratórios universitários e tecnológicos, palestras com cientistas reconhecidos e projetos presenciais e online nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A participante Aline Vitória Almeida de Aquino, 17 anos, destacou o aprendizado sobre ferramentas, motores e o biodiesel, um combustível sustentável feito de plantas oleaginosas.
Aline, que deseja estudar engenharia mecânica, sentiu-se motivada a se preparar para o vestibular após a interação com especialistas da área. O objetivo do programa é incentivar o interesse e a participação de meninas em carreiras que historicamente enfrentam desafios para as mulheres, conforme relatado pela tutora professora Andrezza Carolina Carneiro Tomás, do Instituto Federal de Pernambuco.
As alunas desenvolveram projetos temáticos, como “Sustentabilidade em Movimento — Avaliando o Impacto do Biodiesel em Motores Diesel”. A Imersão Científica, iniciada em 5 de janeiro e com 80 horas de atividades, será concluída em uma cerimônia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), às 9h, no auditório do Salão Nobre, com a presença da ministra Luciana Santos.
As participantes ganharam um auxílio financeiro de R$ 300, fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kits com materiais para experimentos. Desde sua criação em 2011, o programa já beneficiou muitas jovens e professoras do Ensino Médio público, ampliando o acesso à ciência, tecnologia e inovação.
