O Ministério da Saúde informou que finalizou a formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) na segunda turma do programa Mais Saúde com Agente. Esses profissionais já estão trabalhando em 5,2 mil cidades nas 27 unidades da federação.
Este projeto fortalece o trabalho dos agentes na Atenção Primária e Vigilância em Saúde, proporcionando um atendimento mais próximo e humano às comunidades. O Mais Saúde com Agente é considerado o maior programa de formação técnica em saúde do país.
Foram treinados 81 mil Agentes Comunitários de Saúde, que cuidam das famílias em suas comunidades, além de 28 mil Agentes de Combate às Endemias, responsáveis por prevenir e controlar doenças como dengue, zika e chikungunya, visitando residências e terrenos para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
Mais de 12 mil profissionais atuaram como tutores, preceptores e assistentes locais e regionais durante o curso, que teve formato semipresencial, carga horária superior a 1,2 mil horas e duração de dez meses. Nesta edição, o programa incluiu novos temas voltados à equidade e à luta contra as desigualdades, buscando melhorar o acolhimento da população.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS.

