Na última segunda-feira (2), professores efetivos recém-nomeados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participaram da escolha das escolas onde irão atuar em 2026. A atividade aconteceu na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e contou com a presença de três mil docentes aprovados no concurso público do Edital Normativo nº 31/2022, válido até julho de 2027.
Isaias Aparecido, secretário de Educação em exercício, saudou os novos servidores destacando a importância do momento para a rede pública: “Cada professor que chega fortalece a rede, que trabalha diariamente para oferecer uma educação pública de qualidade, com dedicação e responsabilidade, contribuindo para o futuro do Distrito Federal.”
Este processo faz parte do programa Carência Zero, que organiza o ano letivo e assegura que as salas de aula tenham professores desde o primeiro dia, usando critérios e prazos definidos pelas Coordenações Regionais de Ensino (CREs).
Ana Paula Aguiar, subsecretária de Gestão de Pessoas da SEEDF, ressaltou o esforço para as nomeações: “Hoje é um dia importante para todos. Foram nomeados três mil professores que apresentaram a documentação necessária e tomaram posse, realizando um desejo antigo de recompor o quadro com servidores efetivos.”
As convocações atenderam várias áreas do conhecimento, com destaque para língua portuguesa, atividades físicas e artes, além de inglês, biologia, geografia, história, filosofia, física, química, ciências naturais e sociologia.
A professora de língua portuguesa Julia Silva, que escolheu a CRE do Guará, compartilhou sua experiência após quatro anos como professora temporária. “Trabalhei como professora temporária desde 2022, nos últimos anos no Riacho Fundo e Riacho Fundo II, locais distantes de casa. Por isso, preferi o Guará, que é mais próximo e oferece melhor qualidade de vida e rotina mais tranquila”, contou. Ela se disse feliz com a nomeação e comprometida com a formação dos estudantes, para prepará-los para o ensino superior e carreiras profissionais.
