Ao longo das últimas três décadas, o professor João Gabriel Lima Teixeira desenvolve um trabalho referencial na área de sociologia, principalmente nas questões relacionadas aos estudos da performance. Em termos acadêmicos, a Universidade de Brasília (UnB) é palco principal dos experimentos de João Gabriel, que, por lá, transita desde 1981.
O palco, inclusive, se enquadra muito bem nas definições profissionais que o professor estabeleceu com a academia. Prova disso é o livro Teatro, performance e pedagogia dionisíaca, de sua autoria, que será lançado nesta quarta-feira (30/4), no câmpus da UnB. Nele, João Gabriel conta a experiência e os achados de uma longa trajetória, na qual fez uso de novas formas de construção do conhecimento para lecionar sociologia. Mais especificamente, versa sobre o uso de abordagens teatrais, sejam elas convencionais ou voltadas para a performance, como ferramentas de ensino.
Fenômenos
“Cada um dos textos dramáticos construídos e escolhidos correspondeu a um campo sociológico, garantindo a ampliação do conhecimento sobre fatos e fenômenos sociais, educacionais, da família, do trabalho, da adolescência, da religião, entre outros. Nos demais espetáculos, foram empregadas formas teatrais diferenciadas que se aproximaram mais do campo da performance, concebida como uma linguagem artística”, explica o professor.