21.5 C
Brasília
sábado, 08/11/2025




Professor e alunos do DF recebem prêmio na Olimpíada de Eficiência Energética

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
22.8 °
21.5 °
88 %
4.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
26 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
20 °

Em Brasília

O trabalho educativo sobre o uso consciente da energia elétrica garantiu reconhecimento nacional ao professor de ciências Plácido Buarque, do Centro Educacional (CED) 01 do Guará. Representando a rede pública do Distrito Federal, ele foi homenageado na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, recebendo certificado pelo projeto desenvolvido com seus alunos.

Plácido ressaltou o esforço conjunto: “Este prêmio valoriza o empenho da escola e o comprometimento dos estudantes, que se dedicaram bastante para alcançar essa conquista.”

A preparação para a competição incluiu aulas teóricas e práticas utilizando o novo laboratório de informática da escola. Segundo o professor, o projeto mobilizou toda a comunidade escolar e gerou ótimos resultados: “Foi nossa primeira participação e conquistamos três medalhas de prata, cinco de bronze e seis menções honrosas com 31 alunos do oitavo e nono anos. Foi um aprendizado valioso para todos.”

A diretora de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Érica Martins, destacou a importância do projeto: “Neste ano, cerca de 5,3 mil estudantes participaram. É gratificante ver professores e alunos engajados em algo que une consciência ambiental e práticas sustentáveis.”

Érica afirmou que o tema eficiência energética está alinhado às políticas de educação ambiental da rede pública. “Essa iniciativa mostra aos alunos a importância de economizar energia. O aprendizado vai além da sala de aula e ajuda a criar bons hábitos.”

A edição de 2025 da ONEE reuniu participantes de todo o país, premiando os melhores professores e estudantes de cada estado. No total, mais de 348 mil pessoas participaram. O estudante Vinícius Rosa, 14 anos, do colégio Blue School, no Gama, foi o campeão do Distrito Federal. “Aprendemos bastante sobre o uso consciente da energia e como pequenas ações ajudam a proteger o planeta”, destacou.

O pai de Vinícius, Luiz Rosa, também comemorou o sucesso: “Esses projetos despertam o interesse dos jovens e ajudam no futuro deles. O apoio da escola e da família faz toda a diferença.”

Informações da Secretaria de Educação do DF




Veja Também