A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou um docente do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) por assediar e amedrontar duas professoras do mesmo departamento. A investigação realizada pela 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) identificou o professor José Luís Oreiro como responsável pelas ações.
O perseguidor utilizou o celular para gravar uma das professoras, Adriana Moreira Amado, às escondidas enquanto ela andava pelos corredores da universidade. Segundo a apuração, o assédio começou entre 2020 e 2021 contra as docentes Adriana Moreira Amado e Daniela Freddo. As ameaças e o comportamento hostil aumentaram quando o departamento de pós-graduação propôs uma atualização no curso de doutorado, reduzindo as disciplinas obrigatórias. O professor opositor, que lecionava algumas dessas disciplinas, reagiu negativamente quando elas passaram a ser optativas.
Oreiro passou a agir de forma agressiva, intimidando as professoras e outros colegas, recorrendo a vigilância discreta e publicações agressivas em redes sociais. Em depoimento, uma das vítimas relatou o envio de um áudio ameaçador em 26 de maio de 2021, onde o professor proferia palavras de ameaça sobre o ambiente acadêmico.
O acusado negou as imputações, explicando que evita frequentar a universidade para evitar confrontos. Ele afirmou que as gravações feitas em 24 de abril tinham o intuito de proteger-se contra eventuais falsas acusações e não para intimidar as professoras, ressaltando não ter histórico de violência nem intenção de prejudicar as vítimas.