25.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/02/2026

Professor brasileiro protegeu alunos em ataque no Canadá e ensina com invenções

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
26.7 °
25.5 °
57 %
4.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
26 °

Em Brasília

Jarbas Noronha é um professor brasileiro que se tornou conhecido por proteger seus alunos durante um ataque a tiros em uma escola no Canadá, na última terça-feira (10). Ele dá aulas de ciência usando invenções que ele mesmo cria e costuma contar a história de sua longa viagem de bicicleta, do interior de São Paulo até o Alasca, para despertar o interesse dos estudantes.

Jarbas Noronha, de 58 anos, aprendeu no Brasil a ensinar na prática para manter os alunos motivados, uma técnica que continuou usando em sua escola no Canadá. Na oficina da escola, ele estava mostrando aos alunos como trocar óleo de motores quando ouviu relatos de tiros. Ele conseguiu manter todos os estudantes seguros fisicamente, mas sabe que o impacto emocional foi grande, já que os alunos estavam usando celulares e receberam imagens e mensagens perturbadoras. Apesar disso, Jarbas tentou mantê-los calmos e ocupados, organizando um plano de fuga e construindo uma barricada com eles.

Nascido em Mogi das Cruzes, São Paulo, Noronha já lecionou em escolas renomadas no Brasil, como o Colégio Poliedro em São José dos Campos, onde era conhecido como “Professor Pardal” devido à sua criatividade e uso constante de invenções em sala de aula. Ele criava foguetes com garrafas PET, construía catapultas e até pequenos planetários, tudo para tornar as aulas mais envolventes e divertidas.

Além de professor, Jarbas tem uma história de vida inspiradora. Ele estudou arquitetura na USP, mas abandonou o curso para realizar uma viagem de bicicleta ao Alasca, que durou mais de um ano. Durante essa aventura, ele vivenciou experiências que hoje compartilha com seus alunos para estimular aprendizado e curiosidade.

Ele também trabalhou como marceneiro no Alasca e fundou a marcenaria Bicho Carpinteiro no Brasil, onde cria brinquedos de madeira doando muitos deles para crianças durante o Natal. Como forma de expressar sua paixão pela ciência e criatividade, monta um presépio feito com sucata e motores reaproveitados para a praça de sua cidade natal.

Recentemente, Jarbas Noronha voltou para o Canadá, onde continuou seu trabalho como professor e se casou com uma canadense que conheceu pela internet. Ele e seus alunos enfrentaram a difícil situação do ataque na escola, mas o professor mantém uma postura positiva e acredita no poder da educação prática e do envolvimento para superar momentos difíceis.

Nas redes sociais, Jarbas compartilha suas invenções e viagens há muitos anos, sempre querendo mostrar o lado divertido e inspirador da vida e do aprendizado.

Veja Também