31.5 C
Brasília
sexta-feira, 12/09/2025

Produção de SP cresce e fortalece indústria brasileira em julho

Brasília
chuva fraca
31.5 ° C
31.5 °
30.6 °
15 %
3.1kmh
35 %
sex
32 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
34 °

Em Brasília

O aumento na produção industrial em São Paulo durante o mês de julho foi o principal fator que impulsionou a indústria do Brasil como um todo nesse período. Depois de uma queda acumulada de 3,1% ao longo de três meses consecutivos, a indústria paulista teve um crescimento de 0,9% em julho comparado a junho, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, a indústria em São Paulo operava apenas 0,4% abaixo do nível anterior à pandemia, registrado em fevereiro de 2020.

Bernardo Almeida, pesquisador do IBGE, explicou que setores como alimentos, derivados de petróleo e veículos automotores foram responsáveis pelo desempenho positivo observado em julho, revertendo os resultados negativos dos meses anteriores.

No panorama nacional, entretanto, a indústria apresentou uma leve queda de 0,2% em julho ante junho, sendo influenciada pela elevação dos juros que contribuem para o encarecimento do crédito e afetam decisões de investimento e consumo, o que reduz a produção.

Bernardo Almeida apontou que essa conjuntura econômica tem impacto direto na cadeia produtiva e faz com que a produção seja ajustada para lidar com as condições atuais.

Além do crescimento em São Paulo, Estados como Minas Gerais, Paraná e Bahia registraram quedas na produção industrial em julho, com recuos respectivamente de 2,4%, 2,7% e 2,6%, principalmente em setores como máquinas, aparelhos elétricos e derivados de petróleo.

Esses dados destacam a importância da recuperação da produção em São Paulo para equilibrar e fortalecer a indústria nacional frente aos desafios econômicos que o país enfrenta.

Veja Também