O Procon Goiás realizou uma fiscalização que resultou na apreensão de mais de 300 garrafas de cervejas vencidas em estabelecimentos comerciais na cidade de Baliza, localizada a 620 quilômetros de Brasília. A operação durou dois dias.
A ação foi realizada em cinco locais da cidade. Em um supermercado, foram recolhidas 257 unidades de cerveja com validade expirada em março e julho. Em outro estabelecimento, foram apreendidas 20 garrafas de cachaça, totalizando 30 litros, comercializadas sem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contrariando a legislação vigente.
Além disso, os fiscais encontraram bebidas alcoólicas sem registro do Mapa e fogos de artifício vendidos irregularmente. Marco Palmerston, superintendente do Procon Goiás, destacou que a venda de fogos de artifício deve obedecer as normas do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO).
A operação também identificou produtos com validade expirada, tais como cerca de 2,5 quilos de coxa e sobrecoxa de frango, seis pacotes de linguiça defumada, refrigerantes, sucos, temperos, molhos e mistura para bolo.
Marco Palmerston ressaltou a importância do consumidor verificar atentamente as informações nos rótulos dos produtos, especialmente bebidas alcoólicas, que devem possuir registro do Mapa e dados claros sobre sua origem.
Em razão das irregularidades encontradas, quatro estabelecimentos foram autuados e terão um prazo de 20 dias para fornecer esclarecimentos às autoridades.
