13.5 C
Brasília
terça-feira, 08/07/2025

Primeiros banhistas aproveitam águas limpas do rio Sena em Paris

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
12.3 °
77 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
18 °

Em Brasília

Após quase um século, o rio Sena, em Paris, foi liberado para nadar neste sábado (5/7), quase um ano após os atletas utilizarem suas águas durante os Jogos Olímpicos de Paris. Até o dia 31 de agosto, moradores e turistas poderão desfrutar dos pontos de banho que se tornaram uma nova atração na capital francesa.

Ingrid, uma moradora de Paris com 95 anos, expressou sua alegria: “Estou muito feliz! Fazia muitos anos que desejava nadar aqui”. Junto de sua neta, ela desceu com cuidado até o rio e logo se aventurou na água.

Três locais no rio recebem os banhistas nesta temporada de verão no Hemisfério Norte: próximo à prefeitura, perto da Torre Eiffel e próximo ao parque de Bercy. Para participar, é obrigatório saber nadar e usar uma boia acoplada à cintura para segurança.

Botes infláveis foram posicionados em volta de uma área segura para os nadadores, que são monitorados por salva-vidas desde cedo. A capacidade máxima diária é de 100 visitantes, e já nas primeiras horas 70 pessoas, entre locais e turistas, aproveitaram a oportunidade.

Roany, mexicano de 25 anos que veio a trabalho para Paris, compartilhou a experiência: “Aqui é diferente de Cancún, onde temos o oceano. No Sena, é um rio. Estou um pouco receoso, mas quero experimentar as atividades locais”.

O belga Philippe, de 61 anos, veio com sua companheira para viver esta experiência. “Na Bélgica é proibido nadar em rios, então essa chance é especial. A Torre Eiffel pode esperar”, afirmou.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a ministra dos Esportes, Marie Barsacq, cumprimentaram os primeiros banhistas e destacaram a temperatura agradável da água, cerca de 25°C. Anne Hidalgo ressaltou que essa iniciativa faz parte da adaptação da cidade às mudanças climáticas e planeja ampliar os locais de banho.

Investimentos de mais de €1,4 bilhão foram feitos no projeto, que considera a qualidade da água. O secretário de Segurança Pública da região, Marc Guillaume, garantiu que a água apresenta níveis muito abaixo dos limites permitidos de bactérias, sendo monitorada diariamente para garantir a segurança dos banhistas.

Durante os Jogos Olímpicos, a qualidade da água foi um motivo de preocupação, mas agora, com testes diários, os pontos de banho podem ser temporariamente fechados se houver risco à saúde.

Veja Também