20.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Primeira turma do Pontes para o Mundo chega a Brasília e inicia nova fase

Brasília
nublado
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
88 %
1.5kmh
100 %
qui
23 °
sex
19 °
sáb
24 °
dom
23 °
seg
18 °

Em Brasília

Recepção calorosa no Aeroporto Internacional de Brasília marcou a chegada dos primeiros 14 estudantes participantes do Pontes para o Mundo, programa de intercâmbio do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre eles, Letícia Carvalho, 17 anos, uma das 102 estudantes da rede pública que passaram 17 semanas estudando no Reino Unido.

Letícia compartilhou sua experiência no college em Chester, Inglaterra, descrevendo-o como um ambiente multicultural e enriquecedor. Ela expressou o desejo de cursar universidade no exterior e trabalhar com tecnologia em empresas internacionais. A mãe dela, Neide Carvalho, destacou a emoção da filha durante o embarque e elogiou o programa pela experiência transformadora.

Os alunos ficaram distribuídos em oito colleges na Inglaterra, País de Gales e Escócia, com foco no aprimoramento do inglês, crescimento acadêmico e intercâmbio cultural.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação, observou o grande desenvolvimento dos estudantes, não apenas no idioma, mas também na autonomia e autoconfiança ao longo do programa.

Expansão do Programa

Para 2026, o governador Ibaneis Rocha anunciou aumento para 400 vagas e expansão para países como Japão, Alemanha e Espanha. Um projeto de lei está em andamento para tornar o programa permanente.

Hélvia Paranaguá afirmou que o Pontes para o Mundo seguirá crescendo, aproveitando a oferta de vários idiomas nos Centros Interescolares de Línguas (CIL).

Histórias de Retorno

Entre os retornados está Amanda Kayla Araújo, 16 anos, que estudou psicologia e está mais focada nos estudos para o vestibular. A mãe dela, Aline Araújo, destacou o impacto positivo do intercâmbio na vida da filha, especialmente pela impossibilidade financeira de bancar essa experiência.

Requisitos para Participação

A seleção foi feita por processo eliminatório e classificatório, exigindo idade entre 16 e 18 anos, matrícula na 2ª série do ensino médio regular ou na Educação Profissional e Tecnológica, além de ter cursado integralmente a 1ª série do ensino médio em escola pública do DF.

Esta chegada é a primeira de várias previstas para trazer todos os estudantes da edição de 2025.

Rafaela Bastos, 16 anos, também compartilhou como o programa mudou sua perspectiva, destacando a dedicação ao inglês e as experiências inesquecíveis. Sua mãe, Adriana Bastos, valorizou a importância da autonomia proporcionada pelo intercâmbio.

Com informações da Agência Brasília

Veja Também