19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Primeira reunião do Comitê da Carreira do Seguro Social em Brasília

Brasília
aguaceiros fortes
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
qua
20 °
qui
22 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

O Comitê da Carreira do Seguro Social teve sua primeira reunião na última quarta-feira (11), na sede do Ministério da Previdência Social, em Brasília. Criado em outubro de 2025 pelo Decreto Presidencial 12.695, o comitê tem a missão de discutir melhorias e formas de valorizar a carreira dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante o encontro, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, ressaltou a importância estratégica dos servidores para o funcionamento das políticas de previdência no país. Ele destacou que não é possível encontrar soluções estruturais sem a participação ativa dos trabalhadores. “Os servidores são nossos parceiros, são quem transforma a lei em realidade e atende diretamente aos segurados. É prioridade para nós construir soluções junto com eles, para que estejam motivados, acolhidos e valorizados. Queremos tirar as propostas do papel e construir, de forma conjunta, um cenário melhor para a carreira”, afirmou o ministro.

O comitê vai trabalhar para melhorar as normas de gestão relacionadas à entrada, permanência e desenvolvimento dos servidores da Carreira do Seguro Social. Entre suas tarefas estão sugerir modelos para o uso de pessoal no INSS, rever as ações de capacitação e tratar de assuntos não abordados relacionados à carreira.

A chefe de gabinete do ministro, Louise Caroline Lima e Silva, que representa o ministério no comitê, destacou que a criação do grupo é resultado de um processo de diálogo com entidades que representam os servidores. “A criação do comitê é uma conquista, resultado de muito esforço e acordo. A ideia é que este seja um espaço de consenso, para reconstrução e reestruturação da carreira, algo que interessa tanto ao governo quanto aos servidores. As políticas públicas de previdência funcionam melhor quando os servidores têm boas condições de trabalho”, explicou.

O Comitê é formado por seis membros titulares: um do Ministério da Previdência Social e cinco do INSS. Dois representantes do INSS são indicados pela presidência da autarquia, e três por entidades sindicais nacionais, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS-CUT), a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e a Confederação dos Trabalhadores Servidor Público Federal (Condsef). Cada membro tem um suplente, e a presidência é exercida por um representante do INSS escolhido pelo presidente da autarquia.

As propostas aprovadas serão enviadas ao INSS para análise e aplicação das medidas necessárias. A próxima reunião está marcada para a segunda semana de abril.

Informações fornecidas pelo Governo Federal

Veja Também