18.9 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026

PRF começa operação carnaval 2026 focada em dirigir alcoolizado

Brasília
nublado
18.9 ° C
18.9 °
18.9 °
95 %
1.4kmh
93 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
20 °

Em Brasília

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta sexta-feira (13) à Operação Carnaval 2026, concentrando esforços para fiscalizar infrações que causam os acidentes mais graves nas rodovias federais, principalmente dirigir alcoolizado, excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas.

As principais rotas para os destinos mais populares durante a folia, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará, terão prioridade na operação.

Em 2025, a PRF realizou mais de 3,5 milhões de testes de bafômetro no país, multando mais de 7,9 mil motoristas por dirigirem sob efeito de álcool. Além disso, 43 mil condutores foram notificados por recusarem o teste, com uma média de 51 autuações por dia nessas estradas.

O reforço na fiscalização contra dirigir alcoolizado começou em 30 de janeiro, no Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. Na data, foram aplicados 22.845 testes, resultando em 47 multas por embriaguez, 368 recusas e 157 detenções por crimes de trânsito relacionados ao álcool.

Para o Carnaval 2026, a PRF retomou parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) na campanha Carnaval sem Trauma, que busca salvar vidas ao conscientizar sobre os riscos de dirigir após consumir álcool. Especialistas ressaltam que mesmo pequenas quantidades de álcool prejudicam a atenção, o tempo de reação, coordenação motora e julgamento, levando a decisões impulsivas.

Em apoio à campanha, o Ministério das Mulheres promoverá ações para informar e combater agressões, assédio e importunação sexual de mulheres durante o carnaval. Faixas com a campanha serão colocadas em postos da PRF nas 27 capitais, incentivando denúncias pelo serviço Ligue 180.

A PRF recomenda que os foliões planejem suas viagens com revisão do veículo, conferência de equipamentos e documentação. É fundamental respeitar os limites de velocidade, sinalização, usar cinto de segurança e dispositivos para crianças menores de sete anos e meio. Ultrapassagens devem ser feitas pela esquerda, em locais seguros e permitidos.

Há atenção especial para pedestres em áreas urbanas, redução de velocidade e maior distância em dias de chuva, e para motociclistas, que devem usar capacete e evitar pontos cegos de outros veículos, especialmente caminhões.

*Com informações da Agência Brasil

Veja Também